sábado, 5 de junho de 2010

Restauração de fotos

Há tempos minha vó estava atrás de uma foto dos pais dela para eu fazer uma cópia, pois ela não tinha nenhuma. Nessas férias ela conseguiu com a irmã dela. Mas era óbvio que eu não iria apenas scannear e mandar imprimir... uma foto desbotada com estraguinhos e eu com um photoshop... me arrisquei hehe Porém, surgiu mais um pedido que eu não esperava: meu avô tinha uma única foto dos pais dele, era um monóculo! Lembram desse tipo de foto? Aquela que você tem que olhar contra a luz dentro de um desse aí da imagem ao lado. Mas o dele era uma foto mesmo, revelada, dentro do monóculo e não um filme. Bom... falei que tentaria.
Pedi ao meu primo que scanneasse em grande resolução, já que eu não tinha um scanner para usar. O resto foi por minha conta. Pedi a alta resolução pois, obviamente eu teria que ampliar a foto do monóculo, e a minha vó tinha pedido um tamanho maior que a original. Eis o antes e depois da foto dos pais de minha vó:


Obviamente eu baixei a resolução para postar aqui, mas já deu pra ter uma noção da melhora que teve, principalmente em relação à visibilidade. Há detalhes que não dão para ser notados por aqui, mas por exemplo, a minha bisavó tinha o olho tão claro que parecia um zumbi rsrs então eu refiz o olho. Também retirei vários risquinhos brancos, amassados, que surgiram com o tempo. Aqui dá para ver perto dos pés do meu bisavô que havia um estrago que retirei. Também redimensionei a foto para ser impressa, pois a original era na verdade uma imagem em um postal e tinha um pedação branco sobrando. Assim, coloquei um tamanho padrão.

E agora o desafio da foto do meu vô. Veja o antes e depois:


Bom... foi scanneado em 4800dpi! Tanto essa como a anterior. Meu note, tadinho, bem que tentou trabalhar, mas era impossível, cada mexida demorava meia hora para modificar algo. Reduzi para 1200dpi e redimensionei a fotografia. Acreditem: ela tinha 1cm por 2cm! E vários estragos de rasgos, riscos e amassados. Infelizmente tive que recortar os cantos para deixar em um tamanho padrão de impressão. Antes disso eu havia até mesmo colocado "uma  nova mão" para meu bisavô rsrs, pois eu acredito que do lado direito dele e no canto inferior seja uma mão, mas não dava para ter certeza. 

Foi uma atividade diferente de férias hehe E para uma primeira vez mexendo com restauração de fotos, até que deu pro gasto rsrs A segunda foto não ficou tão boa quanto a primeira, mas ela tinha apenas 1x2cm! e ficou com 15x21! É... gostei do trabalho... mas se eu fosse um pouco mais paciente talvez tivesse ficado melhor...mesmo assim, gostei do resultado e meus avós também.

E foi assim que conheci meus bisavós maternos hehe consertando as fotos deles!

Té +


Um comentário: